destaqueSaúde

Governo de Minas antecipa repasse de R$ 123 milhões para a saúde nos municípios

O Governo de Minas antecipou o terceiro repasse quadrimestral de 2025 da Política Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde. Cerca de R$ 123 milhões já começaram a ser pagos aos 853 municípios mineiros, reforçando o custeio da saúde básica, como compra de insumos e pagamento de pessoal.

Segundo a secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, a antecipação reforça a prioridade da atual gestão com a saúde pública.

“É uma marca desse governo: organizar as contas e priorizar na prática, dando previsibilidade aos municípios”, afirmou.

Alívio financeiro para os municípios

Historicamente, os repasses chegaram a acumular atrasos em gestões anteriores, gerando dívidas bilionárias. Desde 2019, já foram pagos R$ 6,7 bilhões em restos a pagar herdados de administrações passadas. Agora, além de manter os pagamentos em dia, o Estado tem antecipado os recursos, o que traz alívio imediato para as prefeituras.

“Hoje, o mesmo valor que temos para o orçamento, temos de financeiro. O dinheiro realmente cai na mão do município”, destacou Poliana Lopes.

A liberação contou com atuação conjunta da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).

Para o presidente do Cosems, Edivaldo Farias, a medida fortalece a atenção primária:

“Esse recurso é fundamental e mostra a responsabilidade que temos em cuidar da saúde pública em todos os municípios”.

A transferência é regulamentada pela Resolução SES/MG Nº 9.635, que estabelece critérios objetivos para garantir equidade e distribuição justa dos valores.

Fique por dentro das principais notícias da região.
Acesse o nosso grupo oficial no WhatsApp e receba atualizações diretamente no seu celular: Clique aqui para entrar

Artigos relacionados

error: O conteúdo está protegido !!