destaqueDivinópolis e regiãoGeralSaúde

Entenda a importância do ambulatório de dengue na policlínica de Divinópolis

No dia 8 de março, a Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) implantou o ambulatório de dengue nas instalações da Policlínica, na Rua São Paulo nº10, Centro. A estrutura foi adaptada para atender exclusivamente pacientes com sintomas de dengue.

O ambulatório possui uma equipe composta por um médico, dois enfermeiros e três técnicos em enfermagem que fazem o atendimento médio de 50 a 60 pessoas por dia.

Cada paciente é classificado de acordo com o Manuel Técnico de Manejo Clínico da Dengue do Ministério da Saúde. Pacientes na classificação de risco azul ou verde recebem atendimento no local e são orientados para que depois de seis dias a partir do início dos sintomas, vão até uma UBS (Unidade Básica de Saúde) realizar exames que possam comprovar ou não o diagnóstico de dengue.

Já os pacientes com quadro avançado que são enquadrados nas classificações laranja ou vermelha, são imediatamente direcionados para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto, no bairro Ponte Funda.

O diretor de Atenção Secundária, Elbert Eddy, destaca a importância estratégica da estrutura. “O ambulatório de dengue é mais um dispositivo de acesso para nossos usuários, com atendimentos concomitantes as unidades de saúde e UPA, tem sido eficiente no que se propõe neste contexto epidemiológico e sazonal que estamos enfrentando.”

De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro sinal de dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Náuseas e vômitos são comuns.

Fique atento aos primeiros sintomas e procure atendimento se percebê-los em seu corpo.

Artigos relacionados

error: O conteúdo está protegido !!