destaqueDivinópolis e região

Carmo do Cajuru enfrenta quinto dia sem água, e moradores organizam protesto.

Moradores de Carmo do Cajuru continuam enfrentando problemas com o abastecimento de água, que está interrompido desde a última sexta-feira (16), até esta terça-feira (20) o fornecimento ainda não havia sido normalizado em diversos pontos da cidade.

Diante da situação prolongada, foi convocada uma manifestação pacífica para cobrar soluções da Prefeitura, responsável pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que administra o abastecimento no município.

O que diz o SAAE

Em nota, o SAAE informou que a interrupção no fornecimento de água foi causada por uma queda de energia no sistema de captação do Rio Pará, que alimenta os reservatórios da cidade. A falha teria comprometido toda a cadeia de captação, tratamento e distribuição de água.

Ainda de acordo com o órgão, a energia só foi restabelecida na madrugada de segunda-feira (19), o que atrasou a retomada gradual do abastecimento, especialmente em bairros localizados em regiões mais altas.

Confira a nota do SAAE:

Em decorrência da falta de energia por parte da Cemig no último fim de semana, o serviço de abastecimento de água de Carmo do Cajuru foi afetado. A falta de energia comprometeu a captação da água, seu tratamento e sua distribuição em alguns bairros da cidade. Técnicos do SAAE estão monitorando de hora em hora essa situação nos pontos de captação e a expectativa é que durante a tarde de hoje o serviço seja normalizado aos poucos.

O SAAE cobra da Cemig um posicionamento oficial sobre a falta de energia. Sendo assim, é importante ressaltar, mais uma vez, que a falta de água hoje e durante o fim de semana não é um problema estrutural do SAAE.

Posicionamento da Cemig

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por sua vez, informou que a falha elétrica foi uma ocorrência emergencial registrada no final de semana, afetando inclusive uma unidade do SAAE responsável pelo abastecimento de água. A empresa afirmou que o problema foi de difícil diagnóstico, pois ocorreu em uma área rural, o que exigiu a atuação de uma equipe especializada em manutenção pesada.

Segundo a Cemig, a falha foi resolvida no domingo (18), e desde então equipes seguem monitorando a rede para garantir o pleno restabelecimento do serviço.

Leia a nota da Cemig:

A Cemig informa que registrou, neste final de semana, uma ocorrência emergencial no sistema elétrico que afetou alguns clientes do município de Carmo do Cajuru, dentre eles, uma unidade da companhia responsável pelo abastecimento de água no município. Tão logo foi identificada a ocorrência, no sábado (17/5), equipes da Cemig realizaram inspeções detalhadas na rede elétrica da região, a fim de identificar e corrigir as causas desta ocorrência.

Os trabalhos demandaram um tempo maior de solução definitiva, devido à dificuldade de identificação da falha principal, localizada em área de rede rural. Essa condição também demandou o envio de uma equipe especializada em manutenção pesada para a regularização da situação e os serviços avançaram ao longo do dia e foram finalizados no domingo (18).

A companhia destaca que seus técnicos mantiveram contato com o SAAE durante a ocorrência, visando minimizar o impacto deste desligamento no abastecimento de água do município. Equipes da empresa estão acompanhando o desempenho do sistema elétrico do município e vão continuar realizando as intervenções necessárias para garantir a continuidade e qualidade do fornecimento.

População aguarda solução

Enquanto os órgãos públicos trocam justificativas, moradores seguem sem acesso regular à água em vários bairros e relatam transtornos diários, principalmente para atividades básicas. A manifestação popular busca pressionar por mais transparência e agilidade nas soluções.

Para mais notícias acesse o nosso grupo de Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/E1DLuvdmouqIGPz6d63jSK

Artigos relacionados